quarta-feira, outubro 14, 2009

CEREBRUM

Ora viva caros goliardos este post serve de resposta ao post do nosso caro goliardo Fábio e uma vez que o Titulo do Post dele é nada mais nada menos que "Direito a Informação" vou então completar o post dele com mais informação que no mesmo post não é referida, talvez por lapso de memória, mas as vezes o pessoal esquece-se do Cerebrum e originam-se certas incongruências.
Bem começando pela discussão financeira e económica tudo começou com o Fundo de Investimento de Jogadores do Benfica avaliado em 40 milhões de euros. Logo nesta questão começou a haver discussão dissendo-se que o Porto possuía um Fundo idêntico avaliado na mesma quantia. Ora segundo o Jornal de Noticias e a Orey Financial houve em tempos um fundo idêntico pertencente ao Sporting, Porto e Boavista, mas de momento já nenhum existe, e nenhum atingiu o valor actual do fundo do Benfica, sendo o do Benfica o único actualmente e com um valor 16 vezes maior que o valor do primeiro fundo português pertencente ao Sporting.
Outra questão que se tem de abordar e mais um vez não referida no post anterior diz respeito aos conceitos de passivo e falência técnica. No meio da discussão surgem estes dois conceitos e numa primeira fase muito se discutiu sobre o seu significado e o ilustre goliardo Fernando sem atirar papaias para o ar, porque não era de números que se estava a falar mas sim de dois conceitos consegue explicar e exemplificar aos desconhecedores destes conceitos o seu significado.
Outro dos pontos prende-se com a área Metropolitana do Porto e aí numa discussão ocorrida entre a minha pessoa, o Fábio e o grande Tiago eu e o Tiago defendíamos erradamente que Arouca não pertencia a AMP, facto esse corrigido pelo amigo Fábio.
Por último em relação à discussão em volta de Coimbra e Viseu tudo começou devido ao facto de a minha pessoa defender que com o actual presidente da Câmara de Coimbra, a cidade dos estudantes tem vindo a perder o protagonismo que detinha no panorama nacional em algumas áreas em detrimento de algumas cidades uma vez que o nosso amigo Carlos pouco ou nada tem feito pela cidade na minha opinião. No meio da conversa surge a evolução populacional na qual eu defendia que o Município de Viseu tinha registado um grande crescimento e que não tardaria estaria a ultrapassar o concelho de Coimbra em termos de população, tendo defendido erradamente que já faltaria pouco para o concelho de Viseu ultrapassar o de Coimbra, tendo também referido erradamente que pensava até que ja o teria ultrapassado. Erro meu caros colegas, mas errar é humano. Nunca falei em termos de cidade porque como é óbvio a cidade de Coimbra apresenta uma população residente muito superior. Por isso a discussão centrou-se sempre no concelho e não na cidade como pode transparecer pelo post anterior, sendo que também devido aos copos posso me e ter expressado mal ou ter sido mal compreendido, o que é natural tal eram as mines que o pessoal já levava no bucho.
Com a ajuda do Fábio pode claramente ver-se que o município de Coimbra conta com cerca de mais de 36 000 habitantes em relação ao de Viseu mas se analisarmos o passado e não só o presente verificamos que Coimbra tem vindo a perder muita população e que num futuro próximo poderá mesmo ver o município de Viseu aproximar-se ou mesmo ultrapassar o município de Coimbra.Analisando os últimos 26 anos verificamos que o concelho de Coimbra perdeu população enquanto que o de Viseu teve um aumento de cerca de 16 000 pessoas. Mas a diferença pode também analisar-se nos últimos 7 anos:

Coimbra (concelho)
2001 - 146 317 habitantes
2008 - 135 314 habitantes


Viseu (concelho)
2001 - 93 501 habitantes
2008 - 99 016 habitantes

Os valores falam por si e enquanto que em sete anos Coimbra perde cerca de 11 habitantes Viseu ganha cerca de 6 mil habitantes. Veremos a evolução futura.
Até já se estuda geografia no blogue lol.

Bem caros goliardos assim a Informação sobre a noite passada em Castelo Branco fica mais completa e com a ajuda do Cerebrum consegue-se escrever tudo sem deturpar e esquecer pormenores mas como goliardos e humanos que somos as vezes os lapsos acontecem.

Bem para não sobrarem duvidas e para aqueles que disseram que não sabiam o significado aqui fica a definição de passivo e falência técnica.

Falência Técnica - Quando o passivo de uma empresa é superior ao seu activo e esta não apresenta capacidade para cumprir com as suas obrigações.

Passivo - Corresponde às obrigações assumidas por uma empresa relativamente aos seus credores, sobre a forma de dívidas a pagar.

Beijos e Abraços

P.S. - quem quiser aulas de bilhar é só ligar

1 comentário:

Fábio disse...

Só para acrescentar que em relação a Viseu e Coimbra eu nao duvidei que o crecimento de viseu se verificasse mas sim que já fosse maior que Coimbra.

O Cerebrum deve fazer falta a mais gente, já que a discussão começou exactamene ao contrário, falou-se que se o Benfica não ganhasse este ano com todos estes investimentos ia ter problemas financeiros brevemente, ai disseram que o passivo do porto era maior e ao que eu retroqui que os números não mostravam isso ao que o Fernando acrescenta à discussão o tal fundo e surgindo logo de seguida a tal lição do Fernando sobre economia que ninguem questionou a veracidade. Eu só me opus aos números que aqui transcrevi para melhor informar.