domingo, dezembro 04, 2005

Origem

Os Goliardos eram uma espécie de beatniks, de freaks do Século XII, beberrões, vagantes,"on the road", cuja produção literária se constituiu num dos marcos precursores do Renascimento.

A origem do termo não está, ainda, estabelecida. Alguns identificam os goliardos com Pedro Abelardo (1079-1142), chamado, nos processos que lhe moveu a Igreja, de Golias, inimigo da fé. Outros, ao facto deles beberem e comerem como Golias.

:P

1 comentário:

Fábio disse...

A vagabundagem Intelectual
os Goliardos :
Que tenham constituído um meio onde a crítica à sociedade estabelecida se desenvolvia com complacência não restam dúvidas. De origem urbana, camponesa ou até nobre , são antes de mais seres errantes . São o primeiro motivo de escândalo para os espíritos tradicionais,
Formam o corpo da vagabundagem estudantil tão característica, ela também, do século XII. Contribuem para lhe dar um aspecto aventureiro, espontâneo, ousado.

De origem diversa, têm ambições diversas.
... o jogo, o vinho, o amor: eis a triologia que preferem cantar
a Roda da Fortuna , que gira e preside a um eterno retorno , ou ao acaso cego que confunde os êxitos, não são, na sua essência, temas revolucionários: negam o progresso, recusam um sentido à História. Podem apelar para uma transformação da sociedade, mas apenas na medida em que implicam o desinteresse pelas coisas do amanhã

A Crítica da SociedadeOs Goliardos apontam a sua crítica a todos os membros da sociedade : eclesiásticos, nobres, camponeses. Entre os primeiros, os mais influentes são os alvos preferenciais: papas, bispos e monges.