Os Goliardos eram uma espécie de beatniks, de freaks do Século XII, beberrões, vagantes,"on the road", cuja produção literária se constituiu num dos marcos precursores do Renascimento.
A origem do termo não está, ainda, estabelecida. Alguns identificam os goliardos com Pedro Abelardo (1079-1142), chamado, nos processos que lhe moveu a Igreja, de Golias, inimigo da fé. Outros, ao facto deles beberem e comerem como Golias.
:P
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
A vagabundagem Intelectual
os Goliardos :
Que tenham constituído um meio onde a crítica à sociedade estabelecida se desenvolvia com complacência não restam dúvidas. De origem urbana, camponesa ou até nobre , são antes de mais seres errantes . São o primeiro motivo de escândalo para os espíritos tradicionais,
Formam o corpo da vagabundagem estudantil tão característica, ela também, do século XII. Contribuem para lhe dar um aspecto aventureiro, espontâneo, ousado.
De origem diversa, têm ambições diversas.
... o jogo, o vinho, o amor: eis a triologia que preferem cantar
a Roda da Fortuna , que gira e preside a um eterno retorno , ou ao acaso cego que confunde os êxitos, não são, na sua essência, temas revolucionários: negam o progresso, recusam um sentido à História. Podem apelar para uma transformação da sociedade, mas apenas na medida em que implicam o desinteresse pelas coisas do amanhã
A Crítica da SociedadeOs Goliardos apontam a sua crítica a todos os membros da sociedade : eclesiásticos, nobres, camponeses. Entre os primeiros, os mais influentes são os alvos preferenciais: papas, bispos e monges.
Enviar um comentário